sábado, 27 de dezembro de 2025

Semana entre o Natal e o Ano Novo

..tentando não me desesperar com a cobrança interna e com a tristeza que me invade nessa época do ano, comecei a ler 'Drácula', livro que ganhei da Raquel/Ricardo.
Um pouco acima das minhas expectativas: o formato epistolar, como 'Frankenstein' não cansa, e as várias linhas de ação estão bem costuradas. 
Também comecei a ler um ensaio sobre Eliot, do Northrop Frye, mas é mais árduo que que eu esperava.
E,claro, não canso de (re)ler Pessoa. Ontem, um trecho sobre o Outono, que quero decorar inteiro se possível.

sábado, 20 de setembro de 2025

sobre a velhice

Diz Ricardo Reis, heterônimo de Pessoa, mas suas Odes, que 
'a velhice os Deuses concederam, e não precisamos sofrer 'de Saturno' por isso, vale dizer, entrar num estado de melancolia profunda, introspecção e tristeza...
Diz que a velhice deve ser o templo onde sejamos deuses, ainda que para aí mesmos, pois " nem precisam de crentes os que de si o foram "

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Cansaço


Trabalho e Cansaço


Acordo no meio da madrugada e quase que automaticamente penso nos prazos estourando e na (im)possibilidade de cumprir as metas, seja por cansaço ou falta de método.

No jornal uma reportagem sobre a (utópica.?) separação entre vida pessoal e trabalho parece um conto de ficção. Ultimamente não consigo 'desligar', e as lições todas de Domenico De Masi - aliás falecido nesta semana, me parecem impraticáveis.

Sim, bem sei que o problema não é o trabalho. Enquanto não resolver certas 'questões' o corpo vai reclamar. Enquanto não decidir como e com o que viver, o que e com quem repartir, não estarei vivo. O que fazer.?

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Sobre profissão..

Talvez o meu destino seja eternamente ser guarda-livros, e a poesia ou a literatura sejam uma borboleta que, pousando-me na cabeça, me torne tanto mais ridículo quanto maior for a sua própria beleza.
(Fernando Pessoa, Livro do Desassossego)